PFRE-Logo-branco-bg
Leitura
elemento-triângulo-azul

Artigos

PFRE é o recurso online original para fotógrafos imobiliários e de interiores. Desde 2006, tem sido um centro comunitário onde profissionais de todo o mundo se reúnem para compartilhar informações com o objetivo comum de melhorar seu trabalho e avançar seus negócios. Com milhares de artigos, cobrindo centenas de tópicos, a PFRE oferece a coleção mais robusta de material educacional em nosso campo. A história da fotografia imobiliária foi documentada nestas páginas.
Todos os artigos
elemento-triângulo-azul

ÚLTIMAS

Banner de imagem para o vencedor do Fotógrafo do Mês da PFRE de novembro de 2023, Javier Sotomayor, com uma imagem em destaque de sua foto vencedora intitulada "Open"

Parabéns a Javier Sotomayor, Fotógrafo do Mês da PFRE de novembro de 2023! O tema deste mês foi “Aberto”. Javier Sotomayor - Entrada #879 Dave Koch - Entrada #877 Peter Wingfield - Entrada #874 Aqui está o que Javier tem a dizer: Olá Em primeiro lugar, eu queria ...

Concurso
elemento-triângulo-azul

VISÃO GERAL

Por mais de uma década, fotógrafos de todo o mundo participaram dos concursos mensais de fotografia da PFRE, culminando com a coroação de Fotógrafo do Ano da PFRE no final do ano. Com um novo tema a cada mês e comentários oferecidos por alguns dos melhores fotógrafos de imóveis e interiores, esses concursos oferecem um ambiente divertido e competitivo com ricas oportunidades de aprendizado. 

Regras do Concurso
elemento-triângulo-azul

CONCURSOS ATUAIS

Ver / Enviar
elemento-triângulo-azul

CONCURSOS PASSADOS

Ver arquivo
elemento-triângulo-azul

Vencedores passados

Ver arquivo do vencedor
Recursos
elemento-triângulo-azul

Recursos

A PFRE se orgulha da profundidade e amplitude dos recursos de informação e desenvolvimento profissional que disponibiliza para nossa comunidade. Nosso objetivo é ajudar os fotógrafos imobiliários e de interiores a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que reúne a comunidade e eleva a indústria como um todo.
elemento-triângulo-azul

Notícias da Conferência

Nenhum item foi encontrado

Software de edição de fotos Darktable vs Lightroom

Publicado em: 19/09/2022

Como Associado da Amazon, ganhamos com compras qualificadas.

Darktable e Lightroom são aplicativos populares de edição de fotos com recursos importantes que permitem aprimorar e ajustar o brilho das imagens. Esses aplicativos de processamento de imagem visam a edição não destrutiva em fotos brutas. Abaixo, comparo Darktable vs Lightroom para que você possa decidir qual deles se adapta melhor às suas necessidades.

Visão geral do Darktable vs Lightroom

Entender as vantagens de cada software é muito importante. Com esta visão geral do Darktable vs. Lightroom, você poderá decidir qual deles comprar para seus projetos de edição de fotos.

Uma mulher editando usando seu laptop

Edição de fotos Darktable

Darktable é um dos melhores aplicativos de edição de fotos e processamento de imagens que você pode obter gratuitamente. Ele permite alterar a nitidez, equilíbrio de branco, saturação e alterar a exposição e o contraste de suas fotos.

Quando se trata de pós-processamento conveniente de fotos, este software oferece suporte a consultas flexíveis no banco de dados. Ele permite que os usuários procurem imagens por marcas de cores, tags de classificação e outros aspectos. Funciona sem problemas no macOS, Linux, OpenSUSE, Microsoft Windows, FreeBSD e Fedora.

Com o Darktable, você pode automatizar tarefas repetitivas, agilizando o procedimento de edição de imagens. O Darktable possui um módulo de tethering que permite a conexão direta da sua câmera e do Darktable.

Pontos fortes da mesa escura

Alguns dos recursos mais notáveis ​​do Darktable incluem:

IU conveniente

O Darktable é uma alternativa ideal ao Lightroom que oferece uma interface amigável, facilitando até mesmo para um iniciante. Está dividido em cinco módulos: mapa, tethering, câmara escura, apresentação de slides e mesa de luz. Ele agrupa todas essas funções para conveniência do usuário.

Darktable pode gerenciar seus negativos digitais em um banco de dados e permitir que você os visualize através de uma mesa de luz com zoom. Além disso, permite gerar imagens RAW e aprimorar suas perspectivas sem complexidades.

Ótimos recursos de graça

Ele fornece edição de fotos não destrutiva, o que significa que preserva a foto original quando necessário. Com muitos recursos úteis gratuitos, este software é mais impressionante para fotografia iniciantes que podem não ter dinheiro para assinar um software de edição de fotos pago.

Catálogo conveniente

O Darktable fornece um catálogo conveniente que permite classificar imagens usando diferentes parâmetros, adicioná-las à sua coleção e avaliá-las.

Em cada imagem, há metadados, como modelo da câmera, distância do foco, data, fabricante, lente e local de disparo. Darktable pode ser referido como um dos melhores softwares de catálogo de fotos da rede, graças a esse recurso.

Suporte para uma ampla gama de formatos

Darktable suporta uma ampla variedade de mais de 15 formatos. Funciona impressionantemente bem com CR2, HDR, PFM e Arquivos NEF. Além disso, o Darktable oferece suporte a quase todos os formatos conhecidos, incluindo PNG, RAW. TIFF e arquivos JPEG.

Correção de cor profunda

A aplicação do grupo de cores fornecerá sua foto com vários tons ou adicione novas cores a ela. O grupo de cores é um efeito oferecido pelas curvas RGB, que você só consegue movendo dois pontos, o ponto escuro e o claro. Esses pontos respondem às sombras e luzes no quadro, e você pode aplicá-los de maneira diferente.

Predefinições integradas

Para vários módulos, o Darktable apresenta um conjunto de predefinições predefinidas. Você também pode definir suas próprias predefinições no modo Darkroom dentro de cada módulo. Para aumentar a produtividade, você pode formar ou baixar seus efeitos.

Ferramenta de afiação perfeita

Com o recurso de nitidez de contorno, é possível obter um efeito de objeto semelhante ao HDR. Com esta ferramenta, você pode aprimorar uma imagem que perdeu sua clareza. A ferramenta tem três controles deslizantes, incluindo limite, quantidade e raio. Para garantir que o controle deslizante não esteja no máximo, use a ferramenta de afiação com cuidado.

Ferramentas de destaque e sombras úteis

É fácil alterar os segmentos claros e escuros da foto, graças aos controles deslizantes convenientes. Por exemplo, você pode mover o controle deslizante de realces e sombras para clarear ou escurecer as sombras. Você pode diminuir ou aumentar a saturação da cor em áreas sombreadas usando o controle deslizante de ajuste de cor das sombras.

Habilidades de edição em lote

Darktable permite salvar uma pilha de histórico como um estilo e aplicar conjuntos semelhantes de operações a várias imagens. Esse recurso é fundamental ao editar uma extensa coleção de imagens e você precisa aplicar o mesmo efeito.

Fraquezas da Mesa Escura

Como qualquer outro aplicativo de edição de fotos, o Darktable possui algumas fraquezas e limitações. Aqui estão algumas das fraquezas do Darktable.

  • Considerando que é um software gratuito e de código aberto, você não pode desfrutar de suporte ao cliente como o que você pode desfrutar no Lightroom.
  • Os plug-ins no Darktable não apresentam as últimas tendências em edição de fotos e fotografia.
  • A curva de aprendizado do Darktable é relativamente íngreme, considerando que é mais recente que o Lightroom.
  • As ferramentas de edição de fotos não são robustas como as do Lightroom.
Editando uma imagem usando um Lightroom

Software de edição Adobe Lightroom

Adobe Lightroom é um editor de fotos profissional que funciona incrivelmente bem com fotos digitais. Você pode utilizar o Lightroom para desenvolver negativos digitais (DNG, RAW), converter para um formato JPEG, corrigir cores e organizar um catálogo.

Melhor geral
Adobe Lightroom
4.5
Prós:
  • O software HDR sincroniza automaticamente seu trabalho imobiliário com o armazenamento em nuvem que os usuários podem acessar em qualquer lugar a qualquer momento
  • Faz correções de perfil e remove aberrações cromáticas de lentes grande angulares
Contras:
  • Limita o compartilhamento e não vem com suporte a plugins
Verificar preço na Amazon
Ganhamos uma comissão se você fizer uma compra, sem nenhum custo adicional para você.

Graças à interface intuitiva e requintada, permite a criação do maior número de pastas possível e sincroniza-as com outros gadgets. Você pode usar uma ampla variedade de gestos para desempenho fácil e rápido das ações executadas com mais frequência.

Ele permite que os usuários criem e completem obras de arte e ainda mantenham o design original de uma imagem, graças à sua natureza não destrutiva. Este software oferece palavras-chave que auxiliam na organização das imagens, permitindo que você trabalhe convenientemente com uma extensa coleção de imagens digitais.

Pontos fortes do Lightroom

Algumas das características que tornam o Lightroom conveniente para trabalhar são:

Interface bem organizada

Na interface do Lightroom, sete guias ajudam você a organizar seus procedimentos de trabalho de maneira mais satisfatória, graças aos módulos de desenvolvimento e biblioteca que garantem uma organização conveniente do espaço de trabalho.

Este software vem com uma impressionante estrutura escura que auxilia no destaque do tom na imagem. Comandos como cores, bandeiras e estrelas auxiliam na edição de imagens de acordo com suas preferências. A arte pode ser organizada para completar o catálogo, salvando o interior.

Correção de cor qualitativa

Se sua foto precisa de uma correção de cor de qualidade, você não pode errar escolhendo o programa de edição de imagem Lightroom. Permite ajuste de contraste, edição de luz e sombras, nitidez e melhoria do balanço de branco. O Lightroom também é conveniente para designers gráficos devido aos seus recursos avançados de correção de cores.

Integração com o Photoshop

Se você deseja fazer retoques de fotos no photoshop, usar o Lightroom é uma opção ideal. Os programas são produzidos por uma empresa, fazendo conexões e interações perfeitas. Ao trabalhar no Lightroom, você pode importar convenientemente imagens para o photoshop, retocar uma imagem e enviá-la de volta ao Lightroom sem ter nenhum problema.

Além disso, sendo um produto do photoshop, o Lightroom oferece soluções que permitem editar imagens usando recursos externos.

Catalogação de fotos aprimorada

Ao trabalhar no Lightroom, você pode importar fotos usando um catálogo com configurações de metadados modernas, alterar o destino, adicionar palavras-chave e até aplicar predefinições ao importar. As imagens são organizadas em coleções, permitindo que você percorra as pastas do seu PC.

Suporte à versão móvel

Ao contrário do Darktable, os desenvolvedores do Lightroom oferecem um aplicativo móvel que permite editar fotos em seu smartphone ou tablet, já que a versão móvel do Lightroom está disponível para ambos. Plataformas iPhone e Android. Ao pagar para assinar a Creative Cloud, você pode obter a capacidade de editar arquivos brutos e acessar ferramentas de edição móvel.

O download do aplicativo móvel na Google Play Store e na App Store é gratuito. Você pode editar, classificar, capturar e compartilhar fotos em seu celular com a versão acessível do Lightroom Mobile.

Possui funções valiosas que suportam ótimas curvas e recursos HDR. Além disso, ele funciona convenientemente com arquivos RAW e predefinições móveis do Lightroom. No entanto, ele não possui processamento de fotos em lote.

Predefinições integradas

Embora os editores de fotos forneçam predefinições de edição automática, o Lightroom permite que você use as predefinições integradas, crie o seu próprio ou comprar predefinições do Lightroom.

As predefinições ajudam os fotógrafos a gerar estilos reconhecíveis e independentes e tornam a edição mais eficiente e rápida. As imagens são editadas para adicionar contraste, realçar luz e cores alteradas em particular.

Com predefinições, você pode salvar facilmente as configurações do controle deslizante de ajuste no módulo de revelação. Então, com um clique, você pode usar o efeito em outras fotos, economizando muito tempo de processamento. Além disso, as predefinições podem ajudá-lo a desenvolver estilos, fazendo com que as imagens criadas tenham uma aparência mais consistente.

Pontos fracos do Lightroom

Embora o Lightroom seja um robusto e profissional software de edição de fotos, ainda apresenta algumas limitações e fragilidades. Aqui estão algumas das limitações do Lightroom.

  • É um software de assinatura que pode não ser adequado para iniciantes e fotógrafos com orçamento limitado.
  • O alcance de controle é limitado em comparação com o do Darktable.
  • A organização do fluxo de trabalho não é tão impressionante quanto a do Darktable.
  • Você não tem acesso ao código-fonte e, portanto, não pode modificá-lo para atender aos seus requisitos.
Uma mulher ocupada editando imagens em seu MacBook

Darktable vs Lightroom: semelhanças e diferenças

Agora que você conhece os recursos gerais e os pontos fortes do Darktable e do Lightroom, vamos agora analisar suas semelhanças e diferenças.

Semelhanças

Darktable e Lightroom são ferramentas eficientes usadas por editores de fotos na edição de imagens. Os dois softwares possuem recursos padrão que permitem a transição fácil e confortável de um software para outro. Abaixo estão algumas de suas semelhanças:

  • Quando se trata do desempenho geral ao importar e editar fotos, os dois aplicativos oferecem praticamente o mesmo.
  • Ambos têm um sistema de gerenciamento de arquivos. No Darktable, o gerenciamento de arquivos é finamente suportado com um procedimento de importação de fácil acesso e no Lightroom, localizar arquivos por meio de uma variedade de filtros também é fácil.
  • Tanto o Darktable quanto o Lightroom lidam com tags e palavras-chave de forma semelhante, permitindo a construção de sub-palavras-chave e sub-tag com a tecla pipe.
  • Ambos possuem recursos de ajuste usados ​​na edição de fotos, como edição de arquivos RAW. No Lightroom, você faz isso no módulo de desenvolvimento e no Darktable, você usa o módulo Darkroom.
  • Em termos de uso de recursos, tanto o Lightroom quanto o Darktable consomem menos recursos do sistema porque suas ferramentas são mínimas em comparação com o Photoshop. Eles são usados ​​apenas como uma ferramenta de retoque de fotos. 
  • Ambos suportam captura vinculada. É possível conectar o Lightroom e sua câmera diretamente e fazer com que o Lightroom exiba imagens instantaneamente à medida que são capturadas. Com o Darktable, você também pode se conectar com a câmera, no entanto, é necessário configurá-lo para um controle remoto USB, abrir o Darktable, clicar em dispositivos de digitalização; depois que a câmera aparecer, clique na filmagem amarrada.

Diferenças

Darktable e Lightroom variam significativamente em termos de interface do usuário, ferramentas de edição de fotos e recursos organizacionais. Aqui estão algumas das diferenças mais notáveis ​​entre o Darktable e o Lightroom.

Interface do usuário e usabilidade

A interface do usuário no Darktable não é amigável. Pode confundir os novatos, pois eles precisam procurar comandos ao editar qualquer imagem, ao contrário da interface direta e amigável do Lightroom.

O Darktable é adequado para tarefas repetitivas, enquanto o Lightroom funciona melhor ao realizar novas tarefas de edição de imagens. Além disso, o fluxo de trabalho de edição de fotos no Lightroom é direto, enquanto o do Darktable é menos refinado, e o processo parece aleatório no início.

Importar arquivos no Lightroom é fácil porque você pode se mover rapidamente com operações de arrastar e soltar, enquanto no Darktable você não pode criar, renomear ou mover arquivos.

Módulos

O Darktable possui cinco módulos, enquanto o Lightroom possui sete módulos. No entanto, decidir qual módulo Darktable usar pode ser um desafio e você precisará assistir a tutoriais diferentes, o que pode consumir muito tempo.

Nitidez da imagem 

Se você observar atentamente a nitidez da imagem após a edição, notará que as imagens editadas no Darktable aparecem desfocadas enquanto as imagens editadas no Lightroom parecem nítidas.

Modificação de software

No Lightroom, é difícil fazer modificações no software devido a restrições de direitos autorais. Ao mesmo tempo, para Darktable, você pode modificar o software, pois é um programa de código aberto que funciona em uma ampla variedade de plataformas.

Enviando fotos do smartphone para o laptop

Exportações

O Darktable não permite a exportação predefinida para arquivos externos, ao contrário do Lightroom. Além disso, o Lightroom leva menos tempo de processamento para salvar as imagens na área de trabalho ao exportar imagens. O Darktable, no entanto, demora mais ou até duas vezes o tempo que o Lightroom leva para exportar.

Filtros

Em termos de filtragem e coleta, o Darktable coleta fotos no módulo conhecido como coletar imagens. Aqui, você pode filtrar as fotos que deseja e criar uma coleção para elas.

O Lightroom filtra fotos na grade de fotos, no entanto, você precisa recriar os filtros novamente no módulo de coleção para uso futuro.

Face Recognition

O Lightroom possui um sistema de reconhecimento facial integrado que ajuda a encontrar rostos semelhantes em qualquer coleção de fotografias. Por outro lado, o Darktable não possui esse recurso.

Plugins

Lembrando que o Lightroom é um software por assinatura voltado para fotógrafos profissionais, os plugins são desenvolvidos de acordo com as tendências do mercado fotografia indústria. Isso torna os plug-ins do Lightroom mais convenientes em termos de edição de fotos do que os do Darktable.

Confiabilidade

Em termos de confiabilidade, o Darktable tem muitos problemas com estabilidade e confiabilidade, pois geralmente trava. Por outro lado, o Lightroom é altamente eficiente e raramente trava.

Correção de Cor

Comparado ao Darktable, o software Lightroom oferece melhor edição de cores em qualquer imagem. A imagem feita com o Darktable é menos saturada e menos forte, enquanto no Lightroom, o contraste e a nitidez da imagem são aprimorados.

No módulo de revelação do Lightroom, você pode equilibrar a cor branca com Hue Saturation Luminescence (HSL), oferecendo imagens de bom contraste.

Velocidade

O Lightroom possui uma excelente velocidade de processamento de imagem. Você pode ajustar a imagem de acordo com suas necessidades usando controles deslizantes de curva de tom, contraste e exposição sem atraso. No entanto, o Darktable às vezes demora ao realizar tarefas complicadas.

Palavras-chave

As palavras-chave são chamadas de marcação no Darktable, e o usuário pode ter dificuldades se estiver usando o software Lightroom. As tags são anexadas a uma imagem em vez de adicioná-las. Você só precisa clicar duas vezes na imagem e adicionar tags na área de marcação de imagem para fazer isso.

O software Darktable não possui uma lista de palavras-chave que o leva diretamente à imagem escolhida. Não há uma maneira óbvia de chegar às imagens com a tag.

Compatibilidade

Em termos de plataformas de sistema operacional, o Lightroom visa fotógrafos profissionais que usam Mac ou Windows e não Linux. Como software de código aberto, o Darktable suporta todas as plataformas de desktop, incluindo Linux.

No entanto, o Darktable não suporta dispositivos móveis, enquanto o Lightroom fornece um aplicativo móvel para smartphones e tablets.

Suporte ao cliente

Tendo em mente que o Darktable é iniciado pela comunidade, em caso de problema técnico, não há atendimento ao cliente ou suporte técnico para entrar em contato. Por outro lado, o Lightroom possui um excelente serviço de atendimento ao cliente para lidar com quaisquer reclamações técnicas de seus clientes.

Principal Fator Distintivo: Desenvolvimento

Embora tanto o Darktable quanto o Lightroom sejam editores de fotos com recursos relacionados de processamento e manipulação de imagens, eles ainda variam significativamente no desenvolvimento. Darktable é um editor de fotos de código aberto, e assim você não precisa comprá-lo ou pagar uma assinatura mensal para usá-lo. 

Por outro lado, o Lightroom é um produto da Adobe e, portanto, vem com restrições de licenciamento e direitos autorais. Destina-se principalmente a fotógrafos profissionais que são obrigados a pagar um assinatura mensal ou anual para usá-lo. Essa diferença de preço e desempenho torna o Darktable adequado para iniciantes em edição de fotos e o Lightroom melhor para editores profissionais.

Essa variação de desenvolvimento faz toda a diferença na hora de baixar o software, usar ou modificá-lo. Para Darktable, você pode acessar o código-fonte para modificá-lo para atender às suas necessidades se você for um programador. Embora não seja possível modificar o software Lightroom, você desfrutará do suporte ao cliente indisponível no Darktable.

Uma mulher usando seu laptop

Quando usar Darktable

Embora o Darktable e o Lightroom sejam capazes de edição de fotos e processamento de imagens, suas variações de recursos tornam cada um adequado em determinadas condições. Abaixo estão algumas situações em que o Darktable pode ser mais adequado para você:

  • Se você é um iniciante em fotografia e precisa de uma ferramenta gratuita para edição de fotos, o Darktable é gratuito e vem com recursos cruciais de edição de fotos.
  • Se você sabe codificar e deseja um programa de código aberto, pode modificá-lo de acordo com suas necessidades.
  • Quando você não precisa de recursos complexos de edição de fotos, você só precisa fazer alguma correção de cor, aplicar filtros e fazer edição básica de fotos.
  • Se você precisar de um aplicativo de edição de fotos que suporte diferentes sistemas operacionais.

Se você é iniciante e não está pronto para gastar seu dinheiro em assinaturas anuais ou mensais, o Darktable é sua escolha ideal. É um software de acesso livre que visa a edição não destrutiva. É uma ferramenta rápida e eficiente.

Quando usar o Lightroom

Tendo em mente que o Lightroom é um software pago que visa fotógrafos profissionais, isso significa que há situações em que pode funcionar melhor que o Darktable. Abaixo estão algumas situações em que o Lightroom é mais adequado para você:

  • O Lightroom é cuidadosamente organizado para rotular, catalogar e agrupar suas fotos quando você deseja carregar muitos lotes de maneira bem organizada. Ele também tem um grande número de maneiras pelas quais você pode filtrar suas imagens.
  • Se você precisar de imagens nítidas com qualidade e profundidade de tom incomparáveis, o Lightroom funcionará bem para você.
  • O Lightroom vem com recursos complexos e avançados projetados especificamente para obter precisão se você deseja uma edição precisa e precisa.
  • O Lightroom permite adicionar marcas d'água às suas imagens ou criar marcas d'água usando a função do programa.
  • O Lightroom resolverá o problema de corrigir qualquer aberração cromática e distorção produzida pela lente da câmera.
  • Trabalhar com Lightroom, se você deseja um software que possa integrar facilmente com outras edições de fotos da Adobe produtos, como o Adobe Photoshop.

No entanto, se você é um fotógrafo profissional que exige desempenho, velocidade e estabilidade de tarefas precisos, não há como errar com o Lightroom. Você pode usar a comparação acima do Darktable vs. Lightroom para determinar qual software melhor atende às suas necessidades.

Veredicto final

Se você é um fotógrafo profissional que procura um software de edição de fotos com ferramentas e recursos avançados, o Lightroom pode ser o mais adequado para você. Por outro lado, se você é iniciante ou está com orçamento limitado, Darktable será a melhor opção para você. Com a comparação acima de Darktable vs. Lightroom, você poderá decidir qual software se adapta ao seu fotografia necessidades.

Vendedores

logotipo da rela
Logotipo CS6 PSE
Logotipo do hub de fotos HD
iGuide
Logo Aryeo
Logotipo FullFrame

Tópicos de Aprendizagem

.
lupaatravessarcardápiocírculo cruzado