PFRE-Logo-branco-bg
Leitura
elemento-triângulo-azul

Artigos

PFRE é o recurso online original para fotógrafos imobiliários e de interiores. Desde 2006, tem sido um centro comunitário onde profissionais de todo o mundo se reúnem para compartilhar informações com o objetivo comum de melhorar seu trabalho e avançar seus negócios. Com milhares de artigos, cobrindo centenas de tópicos, a PFRE oferece a coleção mais robusta de material educacional em nosso campo. A história da fotografia imobiliária foi documentada nestas páginas.
Todos os artigos
elemento-triângulo-azul

ÚLTIMAS

Banner de imagem para o vencedor do Fotógrafo do Mês da PFRE de novembro de 2023, Javier Sotomayor, com uma imagem em destaque de sua foto vencedora intitulada "Open"

Parabéns a Javier Sotomayor, Fotógrafo do Mês da PFRE de novembro de 2023! O tema deste mês foi “Aberto”. Javier Sotomayor - Entrada #879 Dave Koch - Entrada #877 Peter Wingfield - Entrada #874 Aqui está o que Javier tem a dizer: Olá Em primeiro lugar, eu queria ...

Concurso
elemento-triângulo-azul

VISÃO GERAL

Por mais de uma década, fotógrafos de todo o mundo participaram dos concursos mensais de fotografia da PFRE, culminando com a coroação de Fotógrafo do Ano da PFRE no final do ano. Com um novo tema a cada mês e comentários oferecidos por alguns dos melhores fotógrafos de imóveis e interiores, esses concursos oferecem um ambiente divertido e competitivo com ricas oportunidades de aprendizado. 

Regras do Concurso
elemento-triângulo-azul

CONCURSOS ATUAIS

Ver / Enviar
elemento-triângulo-azul

CONCURSOS PASSADOS

Ver arquivo
elemento-triângulo-azul

Vencedores passados

Ver arquivo do vencedor
Recursos
elemento-triângulo-azul

Recursos

A PFRE se orgulha da profundidade e amplitude dos recursos de informação e desenvolvimento profissional que disponibiliza para nossa comunidade. Nosso objetivo é ajudar os fotógrafos imobiliários e de interiores a serem bem-sucedidos, ao mesmo tempo em que reúne a comunidade e eleva a indústria como um todo.
elemento-triângulo-azul

Notícias da Conferência

Nenhum item foi encontrado

Guia de contrato de fotografia imobiliária

Dentro: 
Publicado em: 03/08/2022

Como Associado da Amazon, ganhamos com compras qualificadas.

Ser um fotógrafo imobiliário profissional não se resume apenas a sessões de fotos; você também deve preparar proteção legal suficiente para sua empresa e seus clientes. Vou dar uma olhada em dicas sobre como escrever um imóvel fotografia contrato para proteger melhor o seu trabalho e ajudá-lo a obter uma reputação mais elevada como profissional.

Tudo o que você precisa saber sobre um imóvel Fotografia Contato

Se você quer levar mais a sério o setor, é importante saber que tipo de mercado imobiliário fotografia contrato para criar. A partir daí, você pode identificar os termos ou condições de uma filmagem. Desta forma, você pode proteger seu negócio, bem como seus clientes. Ao trabalhar em seu contrato, lembre-se de entrar em contato com um advogado em sua área antes de finalizá-lo para verificar se o idioma é exato e preciso para sua localização.

O que pode uma imobiliária Fotografia Contrato Proteger?

Uma imobiliária fotografia contrato é um documento comercial necessário que vincula você e o cliente em um acordo legal, protegendo ambas as partes caso uma ou ambas não atendam às expectativas acordadas. Portanto, deve oferecer um relacionamento comercial mutuamente benéfico.

Além disso, garante que você seja pago na hora e de acordo com as taxas acordadas. Ele serve como sua primeira linha de proteção contra o uso indevido de suas fotos.

Por outro lado, um contrato escrito também protege um agente, corretor ou vendedor doméstico caso você não forneça os detalhes, como o volume de negócios esperado, o número de imagens ou o tipo de serviço.

Mulher visualizando fotos de interiores de imóveis em sua câmera

Quando usar um imóvel Fotografia Contato

Deverá sempre criar e assinar um contrato imobiliário fotografia contrato sempre que um agente imobiliário ou proprietário de um imóvel pretender utilizar os seus serviços. Estes estão entre os casos mais comuns em que você deve usar imóveis fotografia contratos.

Fins comerciais e editoriais 

Fotografia de imóveis comerciais é comumente usado para listagem de propriedades, sites, publicidade, etc. os tipos mais procurados de fotografia imobiliária, portanto, também corresponde a uma taxa de serviço e qualidade de imagens mais altas.

Como você pode trabalhar com grandes corporações e estabelecimentos comerciais, também precisa se proteger contra esses clientes gigantes.

Enquanto isso, materiais impressos como revistas, jornais e folhetos podem precisar de fotos de propriedades internas. Por esse motivo, os termos de direitos autorais devem detalhar o uso permitido de suas imagens.

Exclusividade e Retenção

Se você tem um estilo de fotografia único, algumas empresas ou agentes imobiliários podem querer que você se torne seu fotógrafo exclusivo. Nesses casos, você pode redigir um contrato de exclusividade.

Seu empregador daria um pagamento de retenção correspondente para garantir que você fotografe para eles em um determinado momento e espaço. Ao assinar um contrato de exclusividade, você não deve trabalhar para outras pessoas que possam interferir nas futuras sessões do cliente retido.

Problemas potenciais

Mesmo depois de uma reunião e obter uma cotação, alguns agentes ainda podem esquecer os termos e condições acordados. Se os clientes procuram outros produtos ou serviços além dos acordos verbais iniciais, você pode contestar isso com um contrato como backup.

Tipos de imóveis Fotografia contratos

Depois de ter esses tipos de contrato, você pode identificar facilmente qual é o melhor para você, pesquisar modelos de contrato e modificá-los de acordo com as necessidades de cada cliente.

Short Form: Este documento padrão é perfeito para sessões comuns, porém diversas, internas e externas. No entanto, os termos e condições geralmente são definidos apenas pelo fotógrafo, e a outra parte tem pouca ou nenhuma capacidade de negociação.

Editorial: Este tipo de fotografia contrato se concentra no marketing e uso promocional de suas imagens.

Drone: Você pode indicar as informações do drone nas inclusões do projeto se for apenas um serviço de complemento. Se o projeto se concentrar apenas em imagens aéreas, um drone fotografia O contrato especifica ainda todos os detalhes, como uma licença para pilotar drones e uma licença de piloto profissional de drones.

Arquitetônico: A fotografia arquitetônica usa a estética, em oposição à simplicidade de fotografia. Assim, esse tipo de contrato deve identificar as limitações à sua liberdade criativa.

Coisas para incluir em um imóvel Fotografia Contato

Geralmente, um contrato deve incluir os deveres, funções, responsabilidades e direitos dos fotógrafos, agentes imobiliários, empresas ou vendedores de imóveis. Inclui todos os detalhes que você esperaria cumprir na filmagem e o que aconteceria se alguém deixasse de fazê-lo. 

Vejamos as especificações de um fotografia contrato que pode ajudar a fornecer clareza em cada sessão de fotos.

Pessoa assinando contrato para fotografia imobiliária

Informações de ambas as partes

Obter as informações básicas do agente ou vendedor deve ser uma das primeiras coisas que você precisa adquirir, mas alguns tendem a ignorá-la.

Esta parte contém os nomes completos e informações de contato do cliente e do fotógrafo. Você também pode incluir um endereço se precisar entregar algo ou o cliente precisar visitar seu estúdio.

Escopo do projeto

O escopo está entre as partes essenciais do fotografia contratos porque descreve os serviços que seu cliente receberá. Deve incluir as seguintes informações.

  • Localização ou endereço exato do imóvel
  • Objetivos da filmagem, para que fique claro para você o que você precisa alcançar
  • Data e duração programadas do projeto para permitir que as partes envolvidas se preparem e tenham tempo suficiente para realizar as tarefas
  • Preferências pessoais do cliente, como ângulos, iluminação, efeitos, etc.
  • Número de imagens
  • Número de fotógrafos
  • Edição de fotos básica ou extensa
  • Políticas de cancelamento
  • Serviços adicionais e taxas extras, que podem incluir encenação visual, imagens aéreas ou videografia

Termos de pagamento

O pagamento é outra parte importante do fotografia contratos, pois garante que você seja pago de acordo e no prazo. Ele identifica quanto o cliente vai pagar, bem como um detalhamento das inclusões do pacote e taxas extras.

  • O cliente precisa enviar o adiantamento parcial pelo menos 14 dias úteis antes da obra para garantir a reserva?
  • Além de dinheiro, você aceita cartões de crédito ou débito?
  • Você aceita canais de pagamento internacionais como Paypal, Payoneer ou Transferwise?
  • Quando o cliente deve enviar o pagamento integral?
  • O cliente deve pagar o restante do saldo antes de receber as fotos editadas?
  • As despesas de viagem para locais fora de sua área de serviço. Essas despesas de viagem podem ser uma taxa fixa ou uma taxa por milha.
  • Custo para pós-processamento extra, como HDR ou remoção avançada de objetos.
  • Cancelamento, reembolso ou reagendamento do processo de pagamento.

Sobre 82% das empresas falham devido a problemas de fluxo de caixa, que em parte decorrem de um sistema de faturamento desorganizado. Com um acordo assinado, você pode garantir que ganhe valor financeiro suficiente para cada serviço que presta.

Requisitos de estilo e preparação da propriedade

O estilo pode ser demorado, portanto, certifique-se de que o contrato indique claramente quem é o responsável por essa tarefa. Basicamente, o dono da casa ou agente deve sempre preparar a propriedade para a sessão, embora como fotógrafo, você possa ajudar a melhorar o espaço estilizando com base em suas necessidades.

  • Certifique-se de que o cliente limpa a propriedade antes a sessão agendada, para que você não perca tempo removendo poeira e sujeira antes de tirar fotos.
  • Você precisa de decorações mínimas para o interior, como vasos, molduras ou fruteiras?
  • Para filmagens externas, aconselhe o cliente a aparar o gramado ou limpar a piscina.

Você deve ser capaz de iniciar o processo de filmagem depois de fazer um passo a passo na propriedade. Não é ideal para passar um dia de trabalho limpeza e estilo. Caso contrário, considere remarcar a sessão de fotos.

Se você chegar ao local e não puder tirar fotos devido a coisas fora de seu controle, como reformas, um contrato exige legalmente que um cliente faça o pagamento integral, mesmo que você tenha que remarcar.

Volume de negócios

Construção Civil fotografia os contratos devem incluir o máximo de detalhes possível sobre as especificações da foto, prazo e modo de entrega.

  • A data agendada em que você precisa enviar os arquivos digitais e as cópias físicas
  • Tamanho da foto MLS
  • Melhor resolução de imagem e proporção para o site do cliente
  • Número de perfis de agentes ou headshots que exigem retoques básicos
  • Formato dos arquivos a serem entregues: arquivos JPEG ou RAW
  • Entrega do projeto (e-mail, link de armazenamento em nuvem temporário, USB)
  • Uso de provedores de armazenamento em nuvem como WeTransfer, Google Drive ou DropBox
  • Envio de baixa resolução e fotos com marca d'água completa para revisão
  • Número de vezes que um cliente pode solicitar revisões

Os imóveis fotografia o pós-processamento pode ser, se não mais, tão cansativo quanto a filmagem. Por isso é fundamental que você estabeleça prazos de entrega para evitar que o cliente exija mais.

Homem salvando suas fotos imobiliárias em um laptop

Contrato de Licença e Direitos de Uso

Alguns corretores de imóveis e clientes pensam que possuem automaticamente todos os direitos das fotos após o pagamento. Se um agente ou vendedor transferir as fotos para outras pessoas sem a permissão do fotógrafo, o contrato de licença pode ajudá-lo a processá-lo por violação de direitos autorais.

Sobre 2.5 bilhões de fotos são roubadas todos os dias, com os Estados Unidos respondendo por quase 23% do roubo de imagens. Esse problema resulta em bilhões de perdas, portanto, escrever termos explícitos para direitos de uso, permissão do fotógrafo e licenciamento pode impedir que outras pessoas explorem suas imagens. 

Ao adicionar cláusulas de direitos autorais ou direitos de uso, você pode especificar por quanto tempo os clientes podem deter os direitos ou que tipo de plataforma eles podem publicar suas imagens finais. Como esta parte é um pouco complexa, é aconselhável procurar aconselhamento jurídico.

Liberação de propriedade

Não são apenas os clientes que podem cometer erros; há casos em que os fotógrafos podem não atender às expectativas. Isso geralmente acontece quando um fotógrafo imobiliário deseja enviar as imagens finais em uma publicação ou usá-las como portfólio.

Para esses casos, é melhor adicionar uma cláusula de liberação de propriedade no contrato. Desta forma, o agente ou proprietário pode autorizar o uso das fotos, dependendo dos termos e condições acordados.

Assinatura

Por fim, para fechar o negócio, você e seus clientes devem assinar os contratos. uma imobiliária fotografia contrato só seria juridicamente válido com uma assinatura.

Dicas para fotógrafos imobiliários que não usam contratos

Apesar das vantagens de um contrato, alguns fotógrafos ainda acham esse documento desnecessário. Às vezes é por causa de fotos informais, ou algumas pessoas ficam um pouco apreensivas com documentos legais. De qualquer forma, ainda há coisas que você pode fazer para garantir que seja totalmente pago pelo trabalho.

Definir expectativas: certifique-se de que o agente ou vendedor da casa entenda seu processo de trabalho, incluindo cronograma de filmagem, fotos editadas e tempo de entrega. Da mesma forma, dê uma ideia do custo de fotografia serviços, direitos de uso e condições de reagendamento. Se não houver contrato, a honestidade é uma forma de estabelecer uma relação comercial bem-sucedida.

Obtenha um depósito: com um formulário de confirmação, instrua seus clientes a pagar um depósito de 50% antes da filmagem da propriedade. No entanto, certifique-se de dar um prazo até quando eles podem pagar. Caso contrário, você corre o risco de ter uma sessão cancelada no último minuto e perder tempo.

Conclusão

Uma imobiliária fotografia contrato permite que você transacione com os clientes com segurança. Dá mais valor ao seu fotografia serviços, pois serve como um termo formal do contrato. Contanto que você siga minhas dicas, você pode criar um contrato que seja benéfico para todas as pessoas envolvidas.

Deixe-me saber nos comentários como os contratos têm ajudou seu negócio a crescer!

Devon Higgins
Últimos posts de Devon Higgins (ver todos)

Vendedores

logotipo da rela
Logotipo CS6 PSE
Logotipo do hub de fotos HD
Logotipo FullFrame

Tópicos de Aprendizagem

.
lupaatravessarcardápiocírculo cruzado